Descrição enviada pela equipe de projeto. A peça comemorativa Eclipse marca o 20 º aniversário da classificação do centro histórico do Porto como Patrimônio Mundial da Unesco. Uma instalação temporária, o Eclipse é um projeto do estúdio de arquitetura FAHR 021.3 que criou uma esfera que desloca temporariamente o centro da praça da cidade em direção a sua atração gravitacional.
"A instalação entra no espaço público com uma ruptura de escala que atrai interação e fruição", descrevem Filipa Frois Almeida e Hugo Reis do FAHR 021.3
Eclipse está em uma posição descentralizada que incentiva os transeuntes a repensar a Largo Amor de Perdição de uma perspectiva diferente. Ele quebra a arquitetura circundante de elegância histórica com uma declaração ousada de tamanho absoluto e uma ruptura colorida. Este contraste inesperado estabelece uma relação entre a instalação e seus arredores, convidando assim as pessoas a parar e apreciar a localização de outro ponto de vista.
A esfera de seis metros de diâmetro é construída usando dutos de ventilação que criam um diálogo visual entre linhas ondulantes e espaços vazios. A cor marcante e a forma esférica destacam-se à distância, ao passo que a textura metálica e a estrutura modular são reveladas ao aproximar-se da peça. Além disso, cada tubo permite que as pessoas se aproximem e descubram outro ponto de vista do ambiente histórico, novamente convidando-nos a parar e considerar novas perspectivas de um lugar familiar. A peça introduz uma dinâmica com o contexto urbano, um aspecto que foi explorado em uma performance sonora que destacou as qualidades misteriosas de Eclipse com sons materiais.
Durante o dia, a instalação reflete e propaga a luz do dia sobre a praça, suavizando seus efeitos à medida que a noite se aproxima. À noite, Eclipse faz jus ao seu nome quando um holofote ilumina um de seus lados e mantém o oposto na escuridão.
Eclipse será exibido no Largo Amor de Perdição até maio de 2017.